quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Regresso - Victoria Hislop


Cativante e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador como o seu romance de estreia e bestseller internacional, A Ilha.
Nas ruas calcetadas de Granada, sob as majestosas torres do Alhambra, ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado, uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola.
Setenta anos antes, o café era a casa da unida família Ramirez. Em 1936, um golpe militar liderado por Franco destrói a frágil paz do país, e no coração de Granada a família testemunha as maiores atrocidades do conflito. Divididos pela política e pela tragédia, todos têm de tomar uma posição, travando uma batalha pessoal enquanto a Espanha se autodestrói.
_________________________________________________________________

Sónia sempre teve uma paixão pela dança e quando se inscreveu nas aulas de danças, que a sua vida começa a mudar. Decide ir a Espanha, com a sua melhor amiga e enquanto estão lá de férias, têm aulas de dança.
Um dia Sónia, anda a passear por Granada, sozinha, e encontra com café com um ar simpático e resolve tomar um café com leche e começa uma agradável conversa com o dono do café – Miguel. No entanto, esta semana de férias passa rápido e Sónia volta a Inglaterra.
De volta a casa, a sua relação com marido cada vez se deteriora mais e como a sua melhor amiga resolve ir morar para Granada, e após saber que a sua mãe era espanhola, Sónia decide voltar a Granada.
Sónia volta a reencontrar-se com Miguel e pede-lhe para lhe contar a história da família Ramirez, a família ao qual o café pertencia.
Durante esta segunda parte do livro, a leitura tornou-se mais fluida. A história de Concha e Pablo e dos seus quatro filhos: António, Ignácio, Emílio e Mercedes, está intrinsecamente ligada à guerra civil.
Muitas famílias foram destruídas por esta terrível guerra, muitas pessoas perseguidas, pressas e mortas.
Grande parte do livro, gira em torno da família Ramirez e sobre o que lhes aconteceu durante a guerra.
No final, Sónia, toma uma decisão e decide... mudar de vida.

Como balanço, gostei do livro, mas pela história da família Ramirez, pois a história de Sónia achei "fracota". No entanto, gostei muito mais d' "A Ilha"

3 comentários:

  1. Acho que vou comprar a Ilha para conhecer esta escritora ;)

    ResponderEliminar
  2. Paula, acho q é uma boa escolha, eu adorei o livro =)

    ResponderEliminar
  3. O livro "A Ilha" é fascinante a parir do momento em que se começa a ler até ao seu final.
    é um livro que nos cativa, nos emociona e nos entristece com toda a história desta familia.
    Não dá para parar de ler, pois o que mais queremos é saber o final desta história.
    Aconselho vivamente todos aqueles que nao o leram a faze-lo :)

    ResponderEliminar