domingo, 19 de julho de 2009

Colecção As Gémeas no Colégio de Santa Clara - Enid Blyton



Mais uma colecção de Enid Blyton que desconhecia até ter começado a frequentar o Fórum do Mistério Juvenil.

Esta colecção é sobre duas gémeas Patrícia e Isabel O'Sullivan, que começam a frequentar o colégio de Santa Clara.
Inicialmente, estas duas jovens, vão para o colégio contrariadas e são um pouco mimadas, sendo apelidadas pelas colegas como as "gémeas emproadas". No entanto, após algumas partidas que as colegas lhe pregam, acabam por ser rapidamente integradas.
Em cada livro temos novas raparigas que começam a frequentar o colégio, algumas mais agradáveis do que outras, acompanhamos as partidas que pregam às professoras, as desventuras e a forma como as raparigas vão solucionando os problemas que se deparam.
Temos também agradáveis e deliciosas descrições de piqueniques realizados pelas jovens do colégio, que para além dos pormenores da comida, têm a particularidade de se realizarem à meia-noite =)

Fazendo a inevitável comparação com a colecção do Colégio das Quatro Torres, em termos de história acabam por ser muito parecidos, afinal, a linha condutora é mesma: um grupo de jovens num colégio interno.
Nos 4 primeiros livros, gostei mais da forma como foram estruturados os livros da colecção As Gémeas, pois o gap entre livros é existentes, acompanhamos os 3 períodos referentes ao 1º ano e o 1º período do 2º ano. O que ao contrário das Quatro Torres, cada livro se referente a um novo ano, e em que tínhamos referências a colegas que tinham entrado para o colégio num período que não tínhamos acompanhado.
No entanto no 5 livro da colecção, as gémeas encontram-se no 3º ano e no último livro, as jovens estão no 5ºano, e segundo percebi já prestes a passar para o 6ºano.
Na colecção das gémeas, verificamos também um pouco mais de liberdade das jovens, pois têm permissão para saírem algumas vezes, como indo ao circo, ao cinema e fazendo passeios. São também mais animadas, com mais piqueniques à meia-noite.

O grande ponto negativo da colecção continua a ser a revisão, com erros ortográficos e os nomes das jovens que mudam de livro para livro e que me deixaram algo baralhada.

Se gostei mais das Quatro Torres ou das Gémeas?! Hum, boa pergunta, gostei das duas colecções, no entanto, não esperava os "saltos temporais" nos dois últimos livros das Gémeas.

9 comentários:

  1. Confesso que nunca li Enid Blyton, embora cá em casa tenha muitos livros dela. Apesar de tudo, continuo a achar, pelo menos estas duas colecções de que falaste, leituras um pouco femininas :P

    No entanto admito que marcou uma geração, ou várias!

    ResponderEliminar
  2. Não connhecias Tita?? Eu li isto em miúda, eram da minha irmã e do meu irmão... As Gémeas, O Colégio das Quatro Torres, Os Cinco Descobridores e o seu Cão... e claro, Os Cinco =) (e um ou outro dos Sete, mas não gostei tanto, pois eram um pouco mais infantis para a altura em que eu os li...)
    Já não os leio há muitos, muitos anos, mas irei reler qualquer dia =)

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Chamo-me Patrícia Isabel, sim o meu nome foi inspirado nas gemeas, porque a minha mae leu a colecçao quando começou a trabalhar ainda criança em casa pessoas muito ricas!Conforme eu ia passando de classe, ela oferecia-me um livro, tenho a coleção toda das "As Gêmeas no colégio de Santa Clara" de Enid Blyton.

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Chamo-me Patrícia Isabel, sim o meu nome foi inspirado nas gemeas, porque a minha mae leu a colecçao quando começou a trabalhar ainda criança em casa pessoas muito ricas!Conforme eu ia passando de classe, ela oferecia-me um livro, tenho a coleção toda das "As Gêmeas no colégio de Santa Clara" de Enid Blyton.

    ResponderEliminar
  5. Olá! sei que esta conversa já é antiga, mas ando desesperada à procura das colecções As Gémeas e As Quatro Torres, que eu adorava mas que misteriosamente desapareceram das prateleiras. Aos meus, perdi-lhes o rasto, restam-me dois que passei à minha filha de 10 anos e que agora quer desesperadamente ler os outros e não encontro. Alguém sabe onde posso encontrar? obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Maria, procura no miau, no bialto e no leilões. Ainda encontras também em alfarrabistas, e nas feiras. Passa no fórum do Mistério Juvenil... no tópico da "Patricia" há lá um grupinho que é capaz de te poder ajudar ;)

    ResponderEliminar
  7. obrigado deu-me uma grande ajuda porque eu vou apresentar o livro as gemeas em santa clara e estou farta de fazero resumo. obrigado mais uma vez

    ResponderEliminar
  8. Olá, eu queria dizer que adoro todos os livros de Enid Blyton, embora so tenha lido 2 ou 3.....
    Já li o livro: " As Gémeas no Colégio de Santa Clara", " As Gémeas voltam ao Colégio" e um livro da coleção da Rapariga Rebelde que é o seguinte: " Vem ai a Rapariga Rebelde e guarda um segredo".
    ADOREI muito, vou tentar comprar a coleção toda das Gémeas, porque é uma coleção que adoro, eu acho todos os livros/coleções da Enid Blyton interessantes.....
    Quero deixar um agradecimento ao livro: " As Gémeas no Colégio de Santa Clara", porque tinha que fazer um trabalho para a escola em que tinha de treinar a apresentação de um livro em casa para apresentar na escola a uma turma, e eu disse á professora que ia apresentar o seguinte livro: "As Palavras que Nunca te Direi", e ainda não tinha lido esse livro todo e o livro que eu ia apresentar tinha 400 páginas, e eu não consegui acabar o livro como era obvio, então lembrei-me que tinha o livro das Gémeas e que já o tinha lido, por isso podia apresenta-lo, e assim foi, graças não só ao livro como principalmente a Enid Blyton...
    Muito obrigado Enid, adoro os seus livros.....

    ResponderEliminar
  9. I like so much reading your books but I don't have the full collection , I borrowed from my friend the whole collection but just missing one or two! :(

    ResponderEliminar