domingo, 5 de julho de 2009

Colecção Colégio das 4 Torres - Enid Blyton


Este fim-de-semana dediquei-me à leitura juvenil e escolhi a Colecção das 4 Torres. Da Enid Blyton só conhecia cerca de 4 ou 5 livros dos Cinco que pertenciam à minha mãe, no entanto, desde que comecei a frequentar o Mistério Juvenil que decidi completar colecções, tais como os Cinco, Uma Casa na Pradaria, Patrícia e Uma Aventura, e começar outras: 4 Torres, As Gémeas e A Aventura... Mas ainda não me tinha decidido a ler os livros todos por ordem.

Gostei de conhecer esta colecção, um pouco diferente dos Cinco. Neste caso, conhecemos várias raparigas que estão num colégio interno, e acompanhamos as suas peripécias durante 6 anos. Diverti-me com as suas partidas, os seus momentos de descontracção e gostei da forma como resolverem os seus problemas e "colocam na ordem" as alunas mais problemáticas, tais como Ludovina.
Foi agradável conhecer Diana, Celeste, Alice, Irene, Belinda, Clarisse, Guida, Ludovina, Felicidade, Júlia e tantas outras... tais como as professoras.

O único senão foi mesmo a diferença de nomes entre livros, Guida ou Bill, Júlia ou June, Constança ou Corina, Matilde ou Moira, Zilda ou Zerelda. Tal como alguns erros gramaticais, como capitoa lololol, que penso terem sido originados pela presa de editar os livros em Portugal, afinal de contas, tenho os livros da edição dos anos 70.

Algo que achei curioso quando me iniciei no primeiro livro... acho que Rowling foi buscar alguma inspiração a Blyton, para escrever o Harry Potter... Afinal de conta, em as 4 torres, há um comboio próprio para levar as alunas ao colégio, e no colégio as alunas são distribuídas por 4 torres, onde têm os seus dormitórios e refeitórios... parecido heim?! No entanto, Harry Potter é mais fantasioso =)

Só mais uma coisa, antes de terminar... com tantas peripécias fiquei com vontade de ter estado num colégio interno eheheheh

5 comentários:

  1. Ahahahah... os meus pais foram um dia confrontados com uma proposta minha "muito interessante": queria ir para um colégio interno! De onde é que esta rapariga foi tirar esta ideia? - devem eles ter pensado. Claro está, a culpa era da Enid Blyton e das suas maravilhosas aventuras em "O Colégio das Quatro Torres".

    Estas leituras trazem sempre recordações muito boas da minha infância e início de adolescência.

    ResponderEliminar
  2. Homem do Leme, se leste os livros em miúda acredito que tenhas pedido para ir para um colégio interno, pq realmente os livros são demais! A piscina, o piquenique nocturno, as próprias aulas com as partidas eheheh

    ResponderEliminar
  3. Passamos pela caixa do Sabichão e resolvemos pegar na nossa caixa e jogar para recordar. Obrigado. (^_^)

    ResponderEliminar
  4. Tita, acho que não encontrarás ninguém que tenha lido estes livros em miúda, que não tenha querido ir para um colégio interno =)

    Eu também quis!! Até cheguei a fazer a planta de casa dos meus mais, em papel, convertida em colégio interno, hahaha!!

    Para onde os meus pais iriam morar, isso é que já não sei *a coçar a cabeça*

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei imenso destes livros embora fossem muito parecidos aos das gémeas é verdade que á erros Guida ou Bill, Júlia ou June, Constança ou Corina, Matilde ou Moira, Zilda ou Zerelda Eduarda ou InÊs. gostei imenso da partida do giz invisivel «AI» apareceu.

    ResponderEliminar