segunda-feira, 7 de junho de 2010

Presságio de Fogo - Marion Zimmer Bradley



Neste livro a autora reimaginou a história da Guerra de Tróia e reconta-a do ponto de vista de Cassandra, a bela e atormentada princesa real de Tróia.
Na sua brilhante recriação da famosa lenda, a queda de Tróia desenrola-se de uma nova e ousada maneira a partir do julgamento de Páris, do rapto de Helena (esta não sendo aqui a perversa adúltera da lenda, mas sim uma mulher afectuosa e dedicada a Páris e aos seus filhos), e do levantamento dos exércitos gregos por Agamemnon, cunhado enfurecido de Helena, até à tragédia final da destruição da cidade, predestinada pelos deuses e pelo obstinado orgulho dos seus líderes masculinos.
A heroína deste conto épico é Cassandra, e a poderosa tensão do romance deriva tanto da luta interna, por ela travada, com as suas próprias lealdades divididas (visto que a sua lealdade ao pai, o rei, e aos irmãos é contraposta à sua submissão crescente à fé mais antiga no Matriarcado e na Terra-Mãe), como do amargo conflito entre Troianos e Gregosm no qual prevê fantasmagoricamente a destruição ou a maldição do tudo que lhe é querido, visto ter o poder da profecia.
________________________________________________________________________

Quem me conhece sabe que As Brumas de Avalon são uns dos meus livros preferidos e tinha bastante curiosidade em saber como Marion Zimmer Bradley tinha recriado a história de Tróia através de Cassandra. Assim, aproveitei comprar o livro na Hora H.

Em Presságio de Fogo, a história vai-se desenrolando através de Cassandra, uma princesa troiana com o dom da profecia, mas apesar das suas visões, os que a rodeiam não acreditam no seu dom.
A história começa com o nascimento de Cassandra e Páris, gémeos, sendo separados, acredita-se que gémeos dão má sorte. Vamos acompanhando o crescimento de Cassandra, as suas visões, o seu percurso desde criança, amazona, sacerdotisa e o seu relacionamento com a família. A par desta evolução, vamos vivendo os acontecimentos que todos nós conhecemos sobre a história de Tróia: a chegada de Helena e a guerra entre gregos e troianos, com todas as personagens - Príamo, Heitor, Páris, Enéias, Aquiles, Pátrolo, Agamenon, Menelau e tantos outros.

Gostei bastante da forma como a autora recriou a história através de uma personagem feminina bastante forte, tal como é habitual) e apesar de achar que este não é o melhor livro da autora, é no entanto uma boa leitura, nada maçuda e com um bom ritmo de acção.

Sem comentários:

Enviar um comentário