quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Profecia Romanov - Steve Berry


No dia 16 de Julho de 1918 o czar Nicolau II e toda a sua família são executados a sangue-frio, mas quando em 1991 se exumam os seus restos mortais descobre-se que faltam os cadáveres de dois dos seus filhos. Hoje, após a queda do comunismo, o povo russo decide democraticamente regressar à monarquia. E o novo czar será escolhido entre os parentes afastados do antigo Nicolau II. Quando o advogado americano Miles Lord é contratado para investigar um dos candidatos vê-se envolvido numa trama para descobrir um dos grandes enigmas da História: o que realmente aconteceu à família imperial. A sua única pista é uma críptica mensagem nos escritos de Rasputine que anuncia que aquele cruel capítulo não será o único na lenda dos Romanov. As consequências desta profecia serão devastadoras para o futuro do czar e para a mãe Rússia, mas também para o próprio Miles.
____________________________________________________________________________

Miles Lord é um advogado americano negro que sempre sentiu um grande fascínio pela Rússia e a sua cultura, falando fluente a língua.
Quando a Rússia decide formar uma comissão para que se escolha novamente um Czar, Lord é escolhido para representar os interesses de empresas americanas que apoiam um candidato - Stefan Baklanov.
Lord começa então uma investigação para garantir que Baklanov é o herdeiro legítimo, no entanto, começa a ser perseguido e vê-se envolvido numa investigação sobre o que terá acontecido à família Romanov. Será que alguma das crianças conseguiu fugir antes de ser assassinada? Será que existem descendentes directos da família real? Em quem Lord pode confiar? Será que a profecia é verdadeira?

Ao mesmo tempo vamos acompanhando Lord na sua busca, vamos também tendo relatos sobre o que aconteceu na Rússia durante um período conturbado na sua história e sobre uma família que está envolta em mistérios.
Gostei da história e da forma como o autor ligou a acção (que é muita) e factos históricos, com uma dose de criatividade. O tipo de acção, faz-nos quase ter a sensação que é um livro de Dan Brown. A única observação menos positiva que tenho a fazer é sobre um número da qual a profecia nos fala e que pela minha contagem, ultrapassa o dito número, mas talvez me tenha enganado.

De seguida segue-se "O Terceiro Segredo" do mesmo autor.

1 comentário:

  1. Já não me lembrando de especificidades, porque o li há uns anos, lembro-me que ADOREI este livro =)

    De uma maneira geral, adoro a maneira como Steve Berry entrelaça os factos históricos com a ficção em todos os seus livros... parece tudo tão.... "perfeitamente possível"!! =)

    ResponderEliminar