sábado, 7 de agosto de 2010

A Demanda do Visionário - Robin Hobb


O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá mão do poder, a não ser com a própria morte.
Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é iniciar uma demanda em direção ao reino das Montanhas onde irá descobrir a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo.
Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua demanda?
_____________________________________________________________________

Após ter lido os quatro volumes anteriores de rajada, ter que esperar alguns meses pelo quinto e último volume dava-me cabo dos nervos. Talvez tenha criado muita expectativa, talvez tivesse sido por ler este livro passando uns meses depois dos outros, mas a verdade é que me custou bastante a sentir-me "agarrada" ao livro. Suponho que a culpa seja minha e de factores externos ao livro, porque logo de início que temos uma série de emoções fortes com Fitz e o reencontro de algumas personagens, como o Bobo, Breu e Kettricken. Mas devido à espera deste volume (apesar de comparativamente a Martin, ser uma espera curta) demorei algum tempo a recordar como Esporana e Panela se tinham juntado a Fitz.
Mas ultrapassado este pequeno contratempo, e já com Fitz e os seus companheiros na busca por Veracidade e em plena Estrada do Talento, o livro fez finalmente o seu click em mim e conseguiu-me manter presa à história.

Um livro com um bom nível de acção e de informações relevantes para o desenrolar da história, em que a autora consegue-nos levar a sentir as emoções de Fitz como se fossem as nossas. E apesar de poder ser considerado um livro volume, não nos faz cansar e apenas queremos mais e mais.
O destino que a autora deu às personagens foi também bem conseguido, pois não é um final de contos de fadas, e afinal de contas um final desse tipo não se adequaria a uma série deste tipo. E Majestoso teve o que merecia eheheh
No entanto, acho que o final chegou depressa demais e a forma como os Navios Vermelhos foram vencidos e a explicação sobre os forjados não me satisfez plenamente. Mas a autora lá terá os seus motivos ;)

Posso dizer que apesar de ter demorado a sentir-me ligada ao livro e da questão sobre os Navios Vermelhos, "A Demanda do Visionário" é um bom livro e o final adequado à saga.

2 comentários:

  1. Tenho o primeiro volume desta série da Robin Hoob à meses a aguardar… sinto-me super curiosa :)

    Mas agora que a série está terminada é possível que compre os restantes e comece a ler nas calmas. Não gosto de ler todos os volumes de uma série seguidos pois temo saturar-me da escrita como já me aconteceu anteriormente, mas agora deixas-te me a pensar :/

    ResponderEliminar
  2. Elphaba, acho que deves experimentar ler a Robin Hoob, pois tem um estilo muito agradável e que cativa o leitor.
    Se não gostas de os livros de uma série todos seguidos, podes optar ler como se tivessem sido editados no original. Lês seguidos o 2º e 3º volumes e depois mais tarde o 4º e 5º volume, quem sabe assim não te saturas?
    Fico à espera da tua opinião ;-)

    ResponderEliminar