sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

Mary Lennox, criança solitária e indesejada, chega da Índia para viver com o tio em Yorkshire. Entregue a si própria, pouco tem com que se entreter e começa a explorar a casa enorme e sombria, até que numa bonita manhã de sol se depara com um jardim secreto que muros cobertos de hera ocultavam. Pela primeira vez na sua breve e triste vida, Mary descobre uma coisa que merece a sua afeição e empenha-se em devolver o jardim à sua antiga glória. Quando o jardim começa a florir e a transformar-se como por magia, ninguém permanece indiferente.
_______________________________________________________

"O Jardim Secreto" conta-nos a história de Mary, uma menina mimada que mora na Índia, mas que após a morte dos pais, vai viver para Inglaterra com um tio que não conhece.
Em casa do tio, Mary acabar por se ir adaptando a um país e a costumes diferentes do que estava habituada, bem como acaba por sofrer ela própria uma transformação, tornando-se muito mais simpática e saudável, bem como o significado da amizade, com Dickon e Collin. Sendo que é através da reparação do jardim que as jovens personagens (Mary e Collin) se transformam, quer em termos de personalidade, quer fisicamente.

Alguns de vós, talvez se lembrem, nuns desenhos animados que deram (suponho que algures nos anos 90) baseado neste livro.

Foi uma leitura muito agradável, apesar do tom mais jovial da história.

1 comentário:

  1. lembro-me de ler esse livro quando era pequenina, numa versão adaptada para crianças e adorava! nunca mais esqueci essa história :)

    ResponderEliminar