sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Mistério da Estrada de Sintra - Eça de Queirós e Ramalho de Ortigão


“O Mistério da Estrada de Sintra” é considerado o primeiro policial português, tendo sido escrito por Eça de Queirós e Ramalho de Ortigão.
O livro apresenta-se em cartas, de diferentes pessoas que relatam os acontecimentos que vivenciaram ao envolverem-se no misterioso crime, ao redactor do Diário de Notícias, e se vão contradizendo entre si.

Foi uma leitura muito agradável, em que ao longo das cartas, tentamos ir juntando todos os pormenores, eliminando as incongruências, para tentarmos descobrir que foi o culpado e porquê.
Como as cartas são de diferentes personagens, que tentam completar a história, não temos um livro sempre com o mesmo ritmo. Temos um início com uma rápida sucessão de acontecimentos, que nos leva a avançar rapidamente, mas a certa altura, deparamo-nos com uma carta mais detalhada e com um ritmo mais lento e menos cativante.
Gostei da forma como Eça e Ortigão entrelaçaram um crime misterioso, que prende o leitor, servindo-se do adultério como uma crítica de costumes.

Tenho que confessar que o português utilizado, me fez muita confusão no início, mas felizmente, com o avançar da leitura habituei-me.

1 comentário:

  1. Olá Tita, tomei a liberdade de utilizar este texto numa compilação de opiniões de leitores sobre este livro. Pode encontrá-la no meu blog: www.folhasdepapel.wordpress.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar