segunda-feira, 22 de abril de 2013

Perdidos: Rute Canhoto


PerdidosPerdidos by Rute Canhoto
My rating: 3 of 5 stars

Há algum tempo que sigo o blogue de Rute Canhoto e quando a meados deste mês a autora se disponibilizou para ceder ebooks do seu livro para os bloggers que quisessem ler e dar a sua opinião (Link aqui, não hesitei em preencher o formulário. E porquê? Porque é uma jovem autora portuguesa e o livro insere-se no género fantástico, um dos meus preferidos. Um muito obrigada à Rute por ter disponibilizado o seu ebook.

Antes de comentar a minha classificação, vou referir alguns pontos que não resultaram tão bem comigo:
* Achei o comportamento de Marina algo estranho e repentino. Supostamente ela é uma jovem aplicada e inteligente e de repente fica quase "obcecada" com o Lucas (mesmo sem o conhecer). Apesar de ser algo normal as adolescentes gostarem do típico "bad boy", achei que foi demasiado rápido que acontecesse de um momento para o outro. Esta ideia aplica-se também ao Joshua.
* Vindo Joshua dos EUA, e apesar de ser filho de portugueses e falar bem português, julgo que teria ficado mais natural se usasse de vez em quando, algumas palavras ou expressões em inglês.
* A expressão que Ana usa com a amiga Marina - bebé. Não imagino os adolescentes a falarem desta forma, pelo menos entre raparigas. Acho o "linda" mais normal do que o "bebé" ou então pode ser só uma mania minha.
* A ideia do triângulo-amoroso. É algo que se encontra muito na moda, mas na faz muito o meu gosto. E muitas cenas em volta do tema "romance". Gostaria que a parte do mistério em torno de Lucas (sobre o que é), tivesse mais desenvolvimento.

Passando agora para aspectos positivos:
* A escrita é simples e acessível, em que não sentimos que a linguagem foi forçada. Apesar do uso de alguns brasileirismo e de uma confusão entre "dispensa" e "despensa", mas que julgo que poderão ser corrigidos em edições posteriores. Temos uma prosa que consegue ter um bom equilíbrio entre narração e diálogos.
* Apesar de estar muito na moda vampiros e anjos, a Rute trouxe-nos um novo conceito. Inferno e Demónios. E gostei dessa opção, pois dá um ar mais dark e misterioso à história.
* Apesar de existirem alguns momentos de tensão, temos também cenas que nos dão vontade de rir.
* Conseguimos facilmente identificar as personagens pelos seus diálogos.


Foi uma boa leitura e apesar de ser algo young-adult (e não sou muito fã), a história conseguiu captar a minha atenção, o que me fez ler num ápice.
Acho que a Rute Canhoto vai no bom caminho e tem potencial para nos brindar com uma boa trilogia do género fantástico e ainda por cima nacional. Uma trilogia para acompanhar!!



2 comentários:

  1. Obrigado pela crítica! Vou ter em conta o que disseste nos próximos volumes ;-)Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  2. Rute eu é que tenho que agradecer a tua disponibilidade e simpatia em ceder o livro.
    Foram apenas pequenos detalhes (alguns que dependem muito do gosto pessoal), e acredito mesmo que com a evolução da história vamos ter uma óptima trilogia!
    Continuação de boa escrita e leituras =)

    ResponderEliminar