sábado, 2 de novembro de 2013

TAG: Livros de Infância e Juventude

Esta TAG foi criada (já há algum tempo) pela Catarina do blogue Sonhar de Olhos Abertos referente às leituras da nossa infância e juventude. E como sou um bocadinho nostálgica resolvi responder =)

1) Qual o livro ou colecção que foi o primeiro vício de leitura que não conseguias parar de ler?
Li alguns (poucos) livros que eram da minha mãe, nomeadamente Os Cinco. Mas aquela colecção que li mais e que me fazia querer completar a colecção foi a "Uma Aventura" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

2) Quais os 3 livros / colecções que marcaram a tua infância?
Além da colecção da Uma Aventura, tenho que referir As Mulherzinhas, que era da minha mãe e li quando era muito novinha e apesar de já não me lembrar muito da história, sei que adorei e deve ter sido o primeiro livro que me fez chorar. Outra colecção que gostava e que relia vários vezes (pois na altura só tinha 3 livros) são Os Cinco de Enid Blyton.

3) Quais os 3 livros / colecções que marcaram a tua juventude? 
4) Escolhe até 3 livros que consideres que foram simbólicos durante o teu crescimento enquanto pessoa e leitora?
Resolvi juntar estas duas perguntas pois basicamente ia dar a mesma resposta.
"A Lua de Joana" marcou-me pela mensagem que transmitiu sobre as consequências da droga. "O Diário de Anne Frank" que li com uns 13 e que me marcou bastante por ser real. Foi também nesta altura que li "As Brumas de Avalon" e que me despertou o gosto pela leitura.

5) Quais as personagens que mais marcaram a tua infância e juventude?
Sei que pode parecer estranho mas vou mencionar a Morgaine das Brumas de Avalon pois tal como referi nas perguntas anteriores, foi "A" série que me fez apaixonar pela leitura e foi "A" minha primeira personagem preferida.

6) Qual o teu escritor preferido de literatura infantil / juvenil?
Escolho Enid Blyton pois tem inúmeras colecções de livros juvenis cheios de aventuras.

2 comentários:

  1. Nunca li Brumas de Avalon (shame on me:/)...livro obrigatório para 2014. Enid Blyton também me marcou muito:)
    Muito obrigada por teres respondido a esta TAG tão antiga:D
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei responder =D
      Ai, as Brumas de Avalon foi mesmo o meu primeiro livro "in love" =D
      Beijinhos

      Eliminar