terça-feira, 26 de agosto de 2014

Salada de Quinoa

Há uns meses decidi comprar quinoa para experimentar e eis que um dia, não sabendo o que deveria fazer para o almoço, apostei numa saladinha.

O primeiro passo foi medir a quantidade de quinoa e usei uma chávena de café para medir. Depois é necessário lavar bem a quinoa e este é talvez o passo mais complicado pois a quinoa é pequena e cola-se às mãos. Eu opto por a colocar numa caixa de plástico, ponho água e escorro com muito cuidado para um passador de rede muito fina.
Colocam a quinoa num tacho com o dobro da água (isto é, se estão a usar 1 chávena de quinoa, colocam 2 chávenas de água) e levar ao lume médio. Normalmente demora cerca de 10/15 minutos a ficar sem água e convém mexerem de vez em quando.
Depois de cozida, espalho a quinoa num prato raso e levo ao frigorífico para arrefecer.
Paralelamente vou arranjando e colocando o resto dos ingredientes numa taça: cenoura ralada, milho, coentros picados, ovo cozido ralado, atum, delícias... enfim, o que quiserem e mais gostarem.
Envolvo no fim a quinoa e costumo temperar com uma espécie de vinagrete, mas em que coloco mais vinagre balsâmico do que azeite, um pouco de sal e pimenta, agito bem o frasco e é só juntar e envolver na salada.



Ando a adorar comer este tipo de salada de quinoa. Pena é que seja tão cara, cerca de 12€/kg. E tenho comprado a peso no Jumbo, que sempre sai um pouquinho mais barato do que comprando em caixas.

E vocês já experimentaram quinoa? Que tipo de receitas conhecem e gostam?
Contem-me tudo ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário