domingo, 26 de outubro de 2014

Misery: Stephen King

Edição brasileira: Angustia

MiseryMisery by Stephen King
My rating: 4 of 5 stars

Fiquei bastante curiosa com este livro depois de ter visto a opinião da Joana do Little House of Books .
Neste livro, temos a história de Paul Sheldon, um famoso escritor que teve um grave acidente de carro e é resgatado por uma ex-enfermeira e que por acaso é a sua fã número 1, a Annie Wilkes. Quando Paul acorda, está no quarto de hóspedes de Annie e tem ambas as pernas partidas e percebe que Annie é obcecada com ele e com os livros de Misery. E quando Annie descobre que Paul matou Misery no último livro publicado, obriga Paul a escrever o regresso da sua personagem preferida. E rapidamente percebemos que Annie não é uma pessoa normal.
A história é narrada apenas pela perspectiva de Paul, o que torna a história mais crua e uma vertente mais real da loucura de Annie, com os seus altos e baixos emocionais. Temos vários momentos aterradores, não por elementos sobrenaturais mas sim pelos actos macabros e loucos executados por Annie e que nos faz temer pelo futuro de Paul.
Adorei a forma como Stephen King caracterizou Annie, a sua perspectiva de ver os outros, como nos revela as suas perturbações mentais, o que a tornou, para mim, na melhor personagem do livro, bem como numa das melhores vilãs que li.
Adorei a história tensa e até mesmo intensa, em que Stephen King explorou o lado negro da obsessão e da loucura, fazendo-nos sentir, a nós leitores, a temer pela vida do personagem principal. No entanto, voltei a não simpatizar com o tipo de escrita do autor, apesar de neste livro ser um pouco melhor do que em "A Luz", mas a verdade é que os frequentes "saltos" a nível psicológico não me atraem. Eu percebo que o autor os utilize desta forma para uma melhor caracterização emocional da personagem, mas é algo que me distrai da história.
Em suma, adorei a história e a vilã mas uma vez, a nível de escrita, Stephen King não me seduz.


View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário