quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Emma: Jane Austen

EmmaEmma by Jane Austen
My rating: 2 of 5 stars

Há uns anos vi a adaptação da BCC e já tinha achado a Emma irritante mas a do livro consegue ser pior. E acredito que o facto de não ter gostado não se prende por já conhecer a história, pois o mesmo aconteceu com Jane Eyre e é um livro que adoro.
Emma é uma jovem, sem problemas de dinheiro, que não pensa em casar mas que gosta de se armar em casamenteira. Além disso, tem a mania que é mais inteligente do que os outros, preconceituosa e irritante, muito irritante. É certo que se nota um pouco de preocupação com os que a rodeiam, não conseguiu superar a minha irritação com a personagem.
Por outro lado, temos o Mr. Knightley que é a personagem mais sensata de todo o livro, aquele que consegue dizer as "verdades" à Emma e sempre disposto a ajudar o próximo sem pretender algo em troca.
Percebo que seja uma crítica à sociedade inglesa que vivia cheia de preconceitos e status social, mas a verdade é que não consegui ultrapassar a irritação que Emma me causava.
Além disso, nesta edição da Book.it noa-se perfeitamente que foi usado um "find and replace" para que não tivéssemos o nome de "Emma" mal esrito, o pior é mesmo que todas as palavras que contém "ema" foram transformadas. Por exemplo, tema ficou tEmma, estratagema ficou estratagEmma, problema ficou problEmma... e há mais exemplos mas estes foram o que me ficaram na memória.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
12 Clássicos em 2014

2 comentários:

  1. *escangalha-se a rir* OMD! A sério, ninguém se deu ao trabalho de rever o livro antes de o publicarem?! Já és a segunda pessoa que vejo a queixar-se das traduções pelo que acho que jamais me vou aproximar de um livro desta editora.

    E sim, a Emma é irritante. Ainda pensei que não tivesse gostado do livro por ter lido uma carrada de livros da Austen de seguida, mas está visto que não. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A revisão deve dar muito trabalho. Já li mais uns livros desta editora e só me apercebi de erros neste livro, mas realmente não devo comprar mais nenhum.
      Acho que o problema é mesmo da Emma e do próprio livro... A Cata do Páginas Encadernadas também não gostou

      Eliminar