terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Sombra de um Passado: Carina Rosa

A Sombra de um PassadoA Sombra de um Passado by Carina Rosa
My rating: 4 of 5 stars

E depois de já ter lido os dois primeiros livros da Carina Rosa, resolvi ler o mais recente.
Uma vez mais, temos um livro que se enquadra no género romance romântico mas bastante tenso.
Clara é a nossa protagonista, é casada com Santiago e tem uma filha de 5 anos, a Carolina, mas começa a viver um pouco angustiada pois há 10 anos, Hugo, seu namorado foi preso e condenado a 10 anos de prisão. Assim, Clara suspeita que Hugo virá atrás dela.
Ao longo do livro vamos acompanhando a história actual mas também vamos tendo capítulos dedicados ao passado da Clara, de forma a percebermos melhor toda a sua angústia e medo em relação a Hugo.
É uma história bastante tensa, marcada pela violência, sobre obsessão, escolha, amor e perdão.
Quanto aos personagens são relativamente reais, pois têm defeitos e virtudes no entanto não consegui gostar particularmente de nenhum deles :/
Clara teve um passado marcado pela violência e uma relação obsessiva, até ter conhecido Santiago. Confesso que não entendi muito bem porque Clara escondeu algo tão importante a Santiago, tendo em conta que já tinham um relacionamento de 8 anos, nem da forma como tenta arranjar "desculpa" para o comportamento de Hugo. Nem a forma como Santiago aceita demasiado bem que Clara lhe esconda o seu passado.
No entanto, esta falta de "simpatia" pelas personagens não prejudicou a minha leitura nem tão pouco do prazer que retirei. Gostei bastante da forma como Carina Rosa criou a história, de forma tensa e com um passado violento e negro, que vamos conhecendo através das analepses, mas também um presente que às vezes me fez suspeitar que não iríamos ter o esperado final feliz. Temos também muitos "diálogos" internos que servem para caracterizar o medo e a personalidade das personagens e apesar de ter gostado, achei que às vezes eram um pouco excessivos e repetitivos.
Uma história bastante tensa e com uma forte carga emocional, que apesar de ainda ter potencial para mais (principalmente a respeito de Hugo) mas que me agradou bastante e uma vez mais se nota a evolução da escritora.


Sem comentários:

Enviar um comentário