segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Venceslau e Outras Histórias: José Calheiros

Venceslau e outras históriasVenceslau e outras histórias by José Calheiros
My rating: 2 of 5 stars

A primeira vez que tive conhecimento deste livro foi através da Silvéria do blogue  e canal.

Tenho que confessar que a capa me chamou imenso a atenção, como também o facto de ter o prefácio de Manuel Serrão.
Além disso, a Silvéria tinha-me avisado que este era um livro bem levezinho e como estava a ler A Nossa Senhora de Paris, achei por bem intercalar esta leitura.
Este livro é composto por três histórias - Venceslau Júnior, Zé Musgo e Eça Opes - em que as personagens, quer principais e secundárias vão interagindo entre si. No entanto não esperem personagens comuns, mas sim aqueles verdadeiros cromos tótós que nem acreditamos com tanta parvoíce. E é através destas personagens "surreais", que têm tudo o que podemos encontrar espalhado por esse mundo fora, que vamos "viajando" pelo Porto e arredores.
Algo que gostei bastante foi o uso de bastantes expressões/palavras portuenses, e que me fez sentir ainda mais saudades do Porto!!
No entanto, nem sempre consegui achar piada à forma como José Calheiros foi conduzindo as personagens, o que suponho que esteja relacionado pelo seu humor um pouco peculiar (que podemos ter ideia logo pela sua apresentação), mas também por alguns erros ortográficos que vamos encontrando ao longo do livro (e que a Silvéria já me tinha alertado).
Foi a chamada leitura "mais ou menos" mas que serviu para aligeirar a leitura actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário