quinta-feira, 30 de julho de 2015

Desafios Literários Férias e Sci-Fi


Estão recordados de no início do ano ter dito que só ia participar em dois desafios literários anuais?
Mas a verdade é que nos últimos meses tenho participado em desafios mensais e maratonas, desafiada pela Carla do blogue Atmosfera dos Livros  e, pronto, já sabem que eu gosto de desafios literários. Principalmente quando são suficiente flexíveis e que permitam ir baixando a pilha.


Desafio Férias
Este desafio foi-me sugerido pela Carla e é promovido através do grupo do Goodreads, e podem ler mais aqui.
Vai decorrer de 1 de Agosto até 31 de Setembro e das três categorias existentes, escolhi Campo! Temos que pelo menos completar pelo menos duas opções, mas vou tentar as três =)

2.1. Para muitos, férias no campo é sinónimo de desligar telemóveis, esquecer computadores e Internet. Escolhe um livro cuja ação decorra numa época Sem Tecnologia.
Moby Dick de Herman Melville

2.2. É também a oportunidade de dar longos passeios por jardins e por serras. Escolhe um livro com uma capa Verde.
Um Quarto com Vista de E.M. Forster
Sei que a capa não é toda verde mas julgo que tem verde o suficiente.

2.3. Ao final do dia, nada melhor do que ter uma refeição caseira e tradicional à nossa espera. Escolhe um livro em que a Comida ocupe um dos papés centrais na história.
Esta é a categoria mais difícil para cumprir, pois não tenho nenhum livro na estante que cumpra as condições. No entanto, vou tentar ler em ebook o livro A Rainha dos Gelados de Anthony Capella.
Gelados são comida, certo? ;)


Existe ainda uma Ronda especial, onde independentemente do desafio escolhido podemos ainda completar os seguintes:

1. Verão é, para muitos, sinónimo de leituras mais longas. Escolhe um livro com mais de 500 páginas.
A Catedral do Mar de Ildefonso Falcones, a minha edição é de bolso e tem 831 págs

2. É, igualmente, a oportunidade de arrumar algumas séries/sagas que já se acompanha há algum tempo. Termina uma série/trilogia.
Não tenho nenhuma série ou trilogia em que me falte apenas um ou dois livros por ler, portanto vou optar por uma duologia.
Império de Steven Saylor

3. Finalmente, é altura perfeita para ler aquele livro que já está na nossa estante há imenso tempo, mas que ainda não tivemos a oportunidade de começar. Escolhe um livro que esteja na tua estante há mais de 6 meses.
Blade Runner de Philip K. Dick


Desafio Sci-Fi
E como não pode ser só a Carla a desafiar, depois de me ter falado da leitura conjunta para a Agosto, dei-lhe a conhecer o desafio organizado pelas meninas do Só Ler Não Basta, precisamente dedicado a Ficção-Cientifica. Podem saber mais aqui.
Este é um desafio que vai durar até 31 de Janeiro de 2016, mas quero tentar terminar até ao final do ano, isto porque gosto de ter desafios por anos... manias, eu sei =P

Para este desafio estou a contar ler 3 livros. Sim, eu sei que são poucos, mas assim de repente, não tenho muitos livros de FC na estante, por ler, mas claro que poderei sempre ler mais.
Assim sendo, os três escolhidos são:
* Blade Runner de Philip K. Dick
* O Dia do Perdão de Ursula K. Le Guin
* O Ano do Dilúvio de Margaret Atwood


Clube dos Clássicos Vivos
Organizado pela Cláudia A Mulher que Ama Livros, através do Goodreads e o vencedor para o primeiro mês foi Moby Dick de Herman Melville.
E que vou conciliar com o livro para o Desafio Férias.


Maratona Gelo e Fogo
A par destes desafios continuo a participar na Maratona Gelo e Fogo promovida pela Cláudia A Mulher que Ama Livros.
Em Agosto deveremos ler:
* O Festim dos Corvos
* O Mar de Ferro

E em Setembro temos o final da maratona com últimos dois livros editados até ao momento:
* A Dança dos Dragões
* Os Reinos do Caos



Basicamente são 10 livros para ler em dois meses, e mais dois livros até ao final do ano. Acho que sou capaz =)
E de qualquer forma isto é apenas uma perspectiva e no final poderei fazer outras escolhas ;)

E vocês, o que esperam ler este Verão?

17 comentários:

  1. Olá Tita,
    Eu vou participar no Desafio Férias como já sabes, na Leitura Conjunta do mês de Agosto que por acaso é de Ficção Científica e o livro escolhido foi «Admirável mudo novo» e no Desafio de Sci-Fi também vou participar. Ainda fiz um Desafio Pessoal para Agosto de Clássicos.
    Vou dividir as leituras destes Desafios menos os de Sci-Fi, pois este dura até 31 de Janeiro de 2016, por dois meses, Agosto e Setembro.
    Em breve colocarei as leituras que pretendo fazer em cada um dos meses.
    Gostei muito das leituras que te propões fazer apesar de achar que em dois meses consegues certamente fazer mais.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Olha, excelente livro de FC. Já o li e adorei!
      Vamos conseguir ler os que queremos e ainda mais =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem, desafios muito interessantes :D Espero que gostes mais do Blade Runner que eu..foi um livro que me desiludiu. Ainda não sei se me vou juntar a vocês na leitura do Moby Dick..sinceramente era dos clássicos que menos me apetecia ler agora :p
    Boa sorte para as leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Vamos lá ver como vai correr =)
      Confesso que não conheço a história do Blade Runner... nunca vi o filme =P
      Eu espero conseguir ler o Moby Dick, afinal fui eu que o sugeri, mas já ouvi dizer que é algo denso e não sei se estarei para aí virada eheheh
      Beijinhos e boas leituras também

      Eliminar
  3. Só bons livros!!!Espero que Moby Dick torne o mês de Agosto inesquecível!

    ResponderEliminar
  4. Só bons livros!!!Espero que Moby Dick torne o mês de Agosto inesquecível!

    ResponderEliminar
  5. Olá Tita
    Também vou participar no Desafio Férias com o tema Campo, mas realmente acho que não tenho nenhum em que a comida seja um papel central da história. Já pensei no Amor e Chocolate da Dorothy Koomson mas não sei se realmente fala muito em chocolate.
    Gostei das tuas escolhas, acho que vais ter uns bons meses em leituras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu escolhi no tema Praia tinha que ter água no título e escolhi «Como água para chocolate» tem água na capa. Amor e chocolate tem comida na capa, acho que podes escolher e a ideia é ler um livro que tenha comida, como tu ainda não lês-te o livro nunca podes descobrir se fala de comida.
      Acho que devias apostar nesse livro.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Olá Sara!
      Pois, o livro com o tema comida é mesmo o mais complicado e não sei esse da Dorothy se se foca ou não muito em chocolate.
      Olha, o livro que a Carla vai ler, "como água para chocolate", é um excelente livro em que a comida tem um papel com bastante destaque. Já o li há muitos anos e gostei bastante... se calhar ainda o vou é reler =)
      Beijinhos às duas

      Eliminar
  6. Adoro estes desafios, especialmente o de Sci-Fi, pois é um dos meus géneros literários preferidos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Bem vinda amiga,
      Acho que tens de participar se gostas vá lá Joaninha já tens os links todos eu enviei-te por e-mail.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Olá!
      São bons desafios, e tal como a Carla já te desafiou, junta-te a nós!
      Não costumo ler muito ficção-cientifica mas dos que já li, gostei bastante =)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Tita,
    Tens aqui um belo desafio sim!
    Vou tentar continuar (muito devagar) com o Martin e estou muito ansiosa com o Moby Dick!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Vamos lá ver se ao menos cumpro o planeado =P
      Mas devagarinho vais lendo o Martin, e assim nem sentes tanta pressão.
      Ai o Moby Dick, que fui eu que sugeri, portanto vamos lá ver se vou conseguir ler... já ouvi dizer que é muito descritivo e tal
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá,
    Boas escolhas. Eu também vou participar no desafio de férias com o tema Campo.
    Espero que te divirtas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Que bom =)
      Tenho que ir espreitar as tuas escolhas mas estou certa que vai ser um bom desafio para todos =)
      Beijinhos

      Eliminar