quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nove Mil Dias e uma só Noite: Jessica Brockmole

Nove Mil Dias e uma Só Noite
Título: Nove Mil Dias e uma só Noite
Autor: Jessica Brockmole
Editora: Editorial Presença
Classificação: 4 Estrelas

Este era daqueles livros, que apesar de não constar oficialmente na minha wishlist, há muito que o queria ler, pois pessoas com gostos literários idênticos aos meus, tinham gostado bastante.
É um romance epistolar, iniciando-se com as cartas trocadas entre David Graham, um jovem americano, e  Elspeth Dunn, uma poetisa escocesa que vive na ilha de Skye. A par destas cartas, temos os capítulos cuja Margaret, a filha de Elspeth, é a protagonista das cartas, e desta vez durante a Segunda Guerra Mundial.
Assim, vamos acompanhando a acção em dois momentos distintos, de forma intercalada, durante a Primeira Guerra Mundial, com as cartas de Elspeth e David, como depois com as cartas de Margaret, onde tenta descobrir o paradeiro da mãe, que entretanto desapareceu.
É um livro de rápida leitura, pois estamos sempre ansiosos de saber o que aconteceu no passado que originou a vida que conhecemos em 1940.
Tenho que dizer que gostei muito mais de Elspeth e David, do que de Margaret, mas também percebo que é a primeira história de amor que é a principal no livro.
Senti muitas vezes que as personagens eram reais e que esta era uma história de amor real, que foi surgindo aos poucos, enquanto se iam conhecendo pelas cartas, apesar de uma delas me ter parecido "menos real". Actualmente é perfeitamente normal enviar sms ou email só com uma frase, mas naquela altura, e com uma distância tão grande, pareceu-me um pouco "irreal" ter uma carta apenas com uma frase.
Gostei bastante, é uma bonita história de amor.

6 comentários:

  1. Olá Tita,
    Eu também gostei muito deste livro é muito bonito.
    Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tita
    Tenho de ler! Acho que nunca li nenhum romance epistolar e acho que vou gostar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que é um livro ao teu gosto =)
      Outro romance epistolar que recomendo é "A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata".
      Beijinhos

      Eliminar
    2. É impressionante como as nossas listas nunca param de crescer =P

      Eliminar