sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Últimos Ritos: Hannah Kent

Últimos Ritos
Título: Últimos Ritos
Autor: Hannah Kent
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 3 Estrelas

Antes de mais quero agradecer à minha querida amiga Isa do blogue Jardim de Mil Histórias por me ter emprestado este livro. Muito obrigada querida!

Esta é a  história de Agnes, uma jovem que foi acusada, juntamente com mais duas pessoas, de ter assinado o seu antigo patrão e um amigo deste, sendo condenada à morte. Sendo que vamos acompanhando os últimos meses de vida e as suas recordações.
Um dos aspectos que me cativam logo, foi saber que apesar de ficcionada, foi baseada em acontecimentos e personagens reais e da forma como uma pessoa era julgada, sem ser ouvida e expor a sua defesa.
Gostei bastante da forma como a autora nos deu a conhecer Agnes, através das suas recordações e da forma como a vamos conhecendo melhor depois do seu contacto com Tóti, e não pude deixar de sentir que "era preciso fazer algo para a ajudar". Sendo que foram essas recordações, que mais me agradaram e que tornaram a história mais real e interessante.
Outro aspecto interessante, é termos dois narradores diferentes. Temos por um lado a história narrada de forma directa através de Agnes, e por outro um narrador onisciente, que vai relatando os acontecimentos através das personagens que rodeiam Agnes. Permitindo-nos ter, assim, duas formas distintas de acompanhar a história. E é importante percebemos que há sempre uma outra versão dos acontecimentos, e que muitas vezes aquilo que ouvimos contar, não foi o que aconteceu.
Tenho, no entanto, que confessar, que a primeira metade do livro me custou a ler. Tem um ritmo muito lento e custou-me a "entrar" na história. Mas a partir do meio, fiquei completamente agarrada e foi difícil de largar o livro.
Foi uma boa leitura mas não é de leitura fácil.


10 comentários:

  1. Olá Vanda,
    Realmente não é mesmo de leitura fácil, mas depois a meio torna-se mais interessante e sim, querendo é saber o que vai acontecer e se há salvação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Tita,
    Já tinha lido a tua opinião no goodreads e como não conhecia o livro fiquei muito curiosa em o ler. Certamente será uma leitura a fazer para o ano.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Foi uma das apostas da SdE, se não estou em erro, do início deste ano.
      Quando o leres, espero que gostes.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Tenho visto opinião positivas sobre este livro e já o tenho adicionado à minha lista. Talvez tenha sorte e o receba no Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oii Tita! Estou passando para conhecer o seu blog e dar as boas-vindas à Retrospectiva Literária! \o/
    Esse livro para ser interessante! :D Ainda não tinha ouvido falar...
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica!
      Obrigada por teres passado no meu blogue =)
      Estou ansiosa para ver as escolhas dos restantes participantes ;)
      Se não estou em erro, este livro no Brasil foi traduzido como "Ritos de Adeus".
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Tenho tanta curiosidade neste livro! Parece mesmo bom :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Mesmo não tendo adorado, acho que é um livro que vale a pena ler =)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Tita,
    Fico com pena de não ter gostado mais, mas percebo perfeitamente que não é um livro fácil de ler.
    A mim cativou-me bastante :) não sei porquê!
    As próximas serão melhores ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Faz parte e se calhar estava com expectativas muito elevadas, e nem ia preparada para um início tão lento.
      Mas ainda bem que te agradou tanto =)
      Beijinhos

      Eliminar