sábado, 12 de dezembro de 2015

O Aroma das Especiarias: Joanne Harris

O Aroma das Especiarias (Chocolat, #3)
Título: O Aroma das Especiarias
Autor: Joanne Harris
Editora: Edições Asa
Classificação: 4 Estrelas

Só este ano é que soube que este era o último volume da trilogia Chocolate (ando mesmo no mundo das nuvens).

8 anos se passaram após Vianne Rocher ter saído de Lansquenet, mas inesperadamente recebe uma carta de uma amiga, que já morreu, mas que a faz voltar à aldeia de chocolate.
Assim, Vianne e as suas duas filhas voltam a Lansquenet, onde à primeira vista, parece estar tudo na mesma, no entanto há no ar, o cheiro da mudança. E que mudança é essa e que me agradou? A introdução de uma comunidade muçulmana em e as diferenças culturais das duas religiões - católica e muçulmana.
Mas a história não é só sobre as diferenças religiosas mas também sobre a mudança e o nosso medo de algo novo, e a forma como enfrentamos as mudanças na nossa vida.
A história é-nos narrada por duas personagens, Vianne Rocher e o Padre Reynaud, com os capítulos devidamente identificados com um símbolo. E devo dizer que gostei muito dos capítulos do Padre Reynaud e a forma como foi aceitando as mudanças à sua volta e a ser mais tolerante.
As personagens da comunidade muçulmana também me agradaram bastante, principalmente a família Djerba. No entanto, a personagem enigmática, nem sempre me cativou, pois achei alguns comportamentos algo incoerentes.
Também Vianne Rocher não me convenceu. Achei-a demasiada "apagada" e com o seus "palpites" em relação aos outros completamente "ao lado", diferente da Vianne decidida de Chocolate.
Senti também um bocadinho de falta de mais chocolate, no entanto a comida continua a estar muito presente neste livro, bem como vários aromas. E é interessante como muitas vezes "senti" esses cheiros durante a leitura.
Apesar de tudo, gostei bastante de regressar a Lansquenet. No entanto, no final ficamos ainda com tantas questões portanto a minha pergunta é "Vamos ter mais algum livro?"

12 comentários:

  1. Olá Tita,

    Tive oportunidade de ler este livro quando foi publicado por cá e por isso mesmo já não me lembro de muitos detalhes... Mas lembro-me da história por alto e também notei a Vianne muito apagada. Mas penso que isso acontece por causa do segundo livro "Sapatos de Rebuçado" em que a Vianne começa a duvidar de si própria e aos poucos deixa de ser aquela mulher de "Chocolate" de que tanto gostamos....

    Espero que saia mais algum livro desta série, até porque o final fica aberto a uma continuação. Mas já lá vão uns dois ou três anos e ainda só saiu um conto com um final alternativo a esta história... Temos que dizer à Joanne que se ponha a escrever!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Spi
      Tu acreditas que me lembro melhor de Chocolate do que de Sapatos de Rebuçados? E li este segundo há menos tempo mas a verdade é que não me lembro de nada :/
      Há um conto com um final alternativo? Qual é? Tenho que procurar =)
      Também sentiste falta de mais? Pensei que seria só eu.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Acredito sim! Mas também como há o filme do Chocolate (que já vi imensas vezes), talvez ajude a saber melhor essa história. Também não me lembro muito do Sapatos de Rebuçado, mas lembro-me que a miúda está a crescer e a nova empregada da chocolateira é estranha e começa a afastá-las e é aí que a Vianne começa a ser assim, mais apagadinha.

      Há uma continuação, sim. Foi publicada com o livro Um Gato, Um Chapéu e um Pedaço de Cordel. É um livro de contos. Mas o conto com o final alternativo não está dentro do livro!! A edição trazia um livrinho pequeninho lá dentro, presa com uma fita, e é nesse que está o conto da Annouk. É tipo um suplemento ao livro normal. Se por acaso pensares em comprar tem atenção porque o livrinho é facilmente roubado. A Su comprou o livro, sem saber que era assim e o dela já não tinha o livrinho pequenino. Eu tirei foto do meu, espreita aqui:

      http://deliciasalareira.blogspot.pt/2014/03/a-historia-de-anouk.html

      Senti falta, sim. Então eles separam-se? Que raio de final é esse?? Não pode ser...

      beijinhos

      Eliminar
    3. Ah deve ser a tal com um nome estranho, que mencionam várias vezes durante este livro.
      Ahh esse livro - Um Gato, Um Chapéu e um Pedaço de Cordel - é um livro de contos? Não sabia. Oh, foi à parte? Hum, eu tenho esse livro em ebook mas não sei se terá :/
      Mas vou espreitar o teu link, obrigada =)

      É isso mesmo? Ficam juntos ou não? Ficam lá ou voltam para Paris? Tantas questões...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Não conhecia o livro e nunca li nada da autora mas parece-me promissor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Apesar de já se terem passado uns anitos desde que tinha lido um livro da autora, gosto muito. Experimenta ler Chocolate =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Ainda tenho por casa o Chocolate e A Praia Roubada (penso ser este o titulo) por ler da escritora :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!
      Ahhh Chocolate! Foi o primeiro livro que li da autora! E olha, que sendo tu guloso, vai-te dar vontade de comer aqueles doces eheheh
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá, Tita,
    Aquele final... Espero mesmo que haja mais algum livro, até para vermos a Vianne ser mais ela mesma. Neste livro também gostei de "ver" a filha mais nova a brincar com os poderes dela :p

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su!
      É que nos deixa mesmo a querer saber mais.
      Tens razão, a filha mais nova é muito engraçada =)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Ainda bem que gostaste :)
    Eu li Chocolate e definitivamente não é dos meus livros preferidos.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Oh que pena =(
      Eu já li há uns bons anos (mais de 10) mas gostei muito e lembro-me que fiquei a salivar =P
      Beijinhos

      Eliminar