sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pipi Longstocking: Astrid Lindgren


Pippi Longstocking
Título: Pipi Longstocking
Autor: Astrid Lindgren 
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Confesso que não conhecia a história de Pipi das Meias-Altas daí ter alguma curiosidade em conhecer a história mas a verdade é que me desiludiu.
A Pipi é um órfã, de 9 anos, que vive sozinha com um macaco e um cavalo, e que trava amizade com os seus dois vizinhos.
Mas por que é que a história me desiludiu?
Sendo uma história mais direccionada para o público infantil, achei que iria encontrar uma história com um toque mais fofo e mesmo sendo Pipi uma rebelde, julguei que iria ler algo mais parecido com Anne dos Cabelos Ruivos. Mas não, achei Pipi muito com a mania que é esperta, para camuflar a sua ignorância; metediça nas conversas dos adultos, como se ela é que tivesse razão; quase sem maneiras. Para além disso, acaba por ser mais forte do que o "homem mais forte" e ainda mais corajosa do que adultos.
Enfim, achei que eram situações muito irreais e muito pouco provável. Já para não falar que não há nenhum adulto responsável que tome conta da Pipi. E tenho também que referir não me parece normal alguém achar que uma arma e uma espada são boas prendas para uma criança.
Resumindo, não gostei da história e o livro valeu apenas pelas maravilhosas ilustrações.

4 comentários:

  1. Olá Tita,

    Engraçado como a Pipi faz parte do meu imaginário infantil, mas não conheço a sua história. Via muitas vezes fazerem referência a ela, muitas fantasias de carnaval... E isso foi-me deixando a curiosidade para esta história.
    Ao ler a tua opinião fiquei um bocado com o pé atrás... Se um dia tiver oportunidade de ler, dar-lhe-ei uma oportunidade e logo vejo o que sinto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Eu também já tinha ouvido falar na Pipi mas não conhecia os detalhes da história e realmente achei-a muito estranha.
      Mas sim, dá-lhe uma oportunidade pois até pode ser que gostes =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Que pena que não gostaste assim tanto da história. Ainda assim ficas com um livro muito bonito na estante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Achei a história um pouco estapafúrdia e irreal demais. Mas sim, esteticamente é um livro bem bonito.
      Beijinhos

      Eliminar