sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A Célula Adormecida: Nuno Nepomuceno


A Célula Adormecida
Título: A Célula Adormecida
Autor: Nuno Nepomuceno
Editora: TopBooks
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar de ainda não ter lido a trilogia Freelancer, a escrita do Nuno Nepomuceno não me era de todo desconhecida pois já li os dois contos do autor, "A Cidade" que consta da colectânea Desassossego da Liberdade e "Redenção" disponível online no site do Nuno, e tinha gostado bastante de ambos.

Antes de mais tenho que referir esta capa fabulosa, com um ar misterioso e um pouco assustador (ou não tivesse eu fobia a tudo o que é pássaro/ave eheheh ), que nos remete logo para um thriller intenso. E, no interior, encontramos também na divisão entre as várias partes da narrativa, pequenas ilustrações.
A Célula Adormecida inicia-se com dois acontecimentos, na mesma noite, que vão marcar toda a história. Um ataque a um autocarro no centro de Lisboa e que foi reivindicado pelo auto-proclamado Estado Islâmico; e o futuro Primeiro-Ministro é encontrado morto. Este ataque terá sido um acto isolado ou a preparação para algo maior? A morte do futuro Primeiro-Ministro, terá sido suicídio ou assassinato? Estarão os dois acontecimentos relacionados? Estas são apenas algumas das questões que são abordadas ao longo da narrativa.
O nosso protagonista é Afonso Catalão, um professor universitário, que é especialista em Ciência Política e Estudos Orientais, que acaba por se ver envolvido na investigação, e que tem alguns segredos escondidos. Mas a história não se centra apenas no professor Afonso Catalão pois temos outros pontos de acção, como uma jornalista e uma família de refugiados em Portugal.
A escrita do Nuno é bastante acessível, com uma história muito interessante e sempre com um excelente ritmo, que aliado  capítulos pequenos, nos fazem ir avançando muito rapidamente. E foi mesmo um livro de leitura compulsiva pois li-o em menos de 3 dias.
Com temas muito actuais como o terrorismo, o drama dos refugiados, a xenofobia. Mas também do esforço que as famílias de refugiados fazem para se adaptarem à sociedade ocidental, e ainda da "sede" de vingança.
Nota-se que o autor fez um excelente trabalho de investigação mas não nos "bombardeia" com demasiada informação. O Nuno transmite-nos as informações de forma a contextualizar a narrativa e todos os acontecimentos mas sem nos sentimos assoberbados.
Há muito mais para descobrirem neste livro, mas posso-vos dizer que, além de ser de leitura compulsiva, adorei. Uma história super interessante e actual.

Um livro que recomendo a todos!


Fiz também um vídeo de opinião para o canal do Youtube. Podem vê-lo aqui.


Quero agradecer, uma vez mais, ao Nuno pela sua simpatia em me oferecer um exemplar do seu novo livro e ainda com direito a dedicatória especial. Muito obrigada =)



Deixo-vos também com o Trailer oficial de "A Célula Adormecida" disponibilizado pelo Nuno Nepomuceno, que podem ver aqui.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Há muito que oiço falar no Nuno e no seu talento. Tenho mesmo que ler os livros dele :)
    Ainda bem que gostaste. É bom quando um livro faz-nos ficar viciadas na sua leitura.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu também tinha muita curiosidade em ler os livros do Nuno, principalmente depois de ter lido os 2 contos.
      Fiquei mesmo vidrada no livro e apesar do tamanho, lê-se super rápido!
      Beijinhos

      Eliminar