quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Conjura: Cristina Vale


Conjura
Título: Conjura ou Os mistérios do Reinado de D. João II
Autor: Cristina Vale
Editora: Clube do Autor
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Quem me conhece já sabe que os romances históricos são o meu género preferido e se um livro for sobre algum período da História de Portugal, fico logo com mais vontade de ler.

Durante uma viagem da rainha D. Leonor de Lencastre, entre Lisboa e a Aldeia Galega, vamos tendo acesso às memórias, quer de D. Leonor mas também de outras personagens que privaram de perto com a rainha e com o rei D. João II.
Misturando realidade e ficção, a autora recriou a vida na corte, com as suas paixões, intrigas e ambições políticas.
Foi muito interessante ficar a conhecer melhor o reinado de D. João II, que ficou conhecido como o "Príncipe Perfeito" mas que não era muito amado pela nobreza e vários foram os planos para o tentarem assassinar. Mas também foi um grande defensor da política de exploração atlântica.
A escrita de Cristina Vale é cuidada e adaptada à época, recorrendo às notas de rodapé para nos explicar vários termos usados à data. No entanto, achei a estrutura algo confusa. E porquê? A narrativa vai alternado entre o presente, a viagem de D. Leonor, e recordações de acontecimentos passados. Mas essas recordações, nem sempre nos são apresentadas de forma cronológica, o que me confundiu algumas vezes. Para mim, teria funcionado melhor, se os acontecimentos passados tivessem sido descritos cronologicamente.
Temos também duas listagens da maioria das personagens, uma das personagens reais e outra das fictícias, como também árvores genealógicas no final do livro mas, para mim, fazia mais sentido logo no início pois julgo que ajudava o leitor a perceber quem é quem.
Em termos de personagens, são várias e, confesso, que no início me senti confusa com algumas (lá está, não sabia bem quem era quem) mas após ter espreitado as listagens finais, tornou-se mais fácil. Mas senti que lhe faltou um pouco mais de profundidade, ou melhor, gostaria de ter ficado a conhecer mais sobre elas, nomeadamente D. Leonor e D. Constança.

Apesar de não se ter tornando num dos meus favoritos foi uma leitura interessante, que nos permite ter uma visão geral da corte e reinado de D. João II.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Oie,

    A capa está bem bonita e fazes bem divulgar os nossos escritores ;)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Já sabes que gosto de ir lendo autores portugueses e pronto, romances históricos chamam-me logo a atenção ;)
      Bjs e boas leituas

      Eliminar