terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Filme: A Lista de Schindler


Ficha do IMBd aqui


Esta é a história de Oskar Schindler, um homem que é um oportunista, sedutor, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazi, e que até era membro do próprio Partido Nazista. E em plena 2ª Guerra Mundial, adquire uma fábrica para produzir panelas para o exército e contratou judeus para serem seu trabalhadores, pois era a mão-de-obra mas barata. Esta decisão, que inicialmente foi movida por ambição de conseguir os maiores lucros, com o tempo, percebe-se que Schindler era um bom homem e que queria ajudar o máximo de judeus possíveis.

Há tantos anos que queria ver este filme e finalmente arranjei coragem para o ver.
Que filme espectacular, magnífico! Um filme bem dramático e que nos mostra, de forma fria, as barbaridades que foram feitas. As cenas no gueto e no próprio campo, são bem duras e impressionam bastante, que nos mostra toda a frieza e crueldade do ser humano que se julga superior a outros.
E a fotografia? Excelente! A preto-e-branco, mas com umas pouquinhas cenas coloridas, que se tornam marcantes. E uma banda sonora, que por acaso já conhecia, linda e tocante.
Faltam-me palavras para falar deste excelente filme! Um filme que apesar de ter 3 horas, não é nada cansativo mas sim um filme tocante.
Excelente! Magnífico! Extraordinário! Inesquecível!


Filme visto para o projecto #hol72

6 comentários:

  1. Revejo-me na tua opinião. Eu fiquei extremamente chocada com o filme. Sim, é um filme brilhante e que toda a gente devia ver. No meu caso, ainda é um filme que mexe comigo só de me lembrar da cena do gueto com aqueles apontamentos de imagem a cor e das atrocidades dos campos de concentração. Acho que, da minha cabeça, estas imagens vão custar a sair (e já vi o filme há mais de um mês).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Concordo com as tuas palavras e percebo-te perfeitamente. É um filme muito impressionante e forte!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Este foi um dos meus filmes preferidos do ano passado, é mesmo muito bom. E é engraçado porque já tinha tentado ver uma vez antes e acabei por desistir por ser a preto e branco, que ignorante eheh. Mas à segunda já não deixei que isso me importasse e adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Pensa que, na altura, não estavas preparada para a intensidade do filme!
      Eu tenho ideia que já tinha visto parte do filme, pois recordava-me das cenas do gueto da menina do casaco vermelho, mas acho que foi mesmo só essa parte que vi.
      E a banda sonora? É fabulosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Este é um dos meus filmes preferidos de sempre!!
    Já vi e revi este filme muitas vezes.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      É mesmo um excelente, excelente filme! Muito forte e tocante.
      Nem sei porque é que ainda não o tinha visto!
      Beijinhos

      Eliminar