quarta-feira, 29 de março de 2017

E Tudo o Vento Levou Vol II: Margaret Mitchell


E Tudo o Vento Levou, Vol. 2
Título: E Tudo o Vento Levou Vol II
Autor: Margaret Mitchell
Editora: Editorial Minerva
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Livro lido para o projecto #marçofeminino

Depois de ter lido e adorado o primeiro volume (podem ler a minha opinião aqui), tinha expectativas muito elevadas para este segundo volume e posso afirmar, sem qualquer dúvida, que não foram defraudadas.

Neste segundo volume, acompanhamos as consequências do fim da guerra e a reconstrução do Sul.
Scarlett, tal como já nos tinha mostrado na parte final do volume anterior, não é mulher para baixar os braços. E, uma vez mais, conhecemos a força e coragem desta mulher. Sim, Scarlett tem um feitio detestável, é mimada, fútil e até mesmo maldosa mas não posso negar a fibra dela e a forma como luta para melhorar a sua vida e a dos seus.
Tal como referi no primeiro volume, a escrita é magnifica e encantadora mas muito descritiva, apesar neste segundo volume se tornar mais fluída. Mas continua a ser um livro que exige a nossa atenção.
Quanto às personagens, continuei a adorar Melanie, com a sua bondade e que, apesar de discreta, sabemos quanto é forte; e Rhett que apesar da sua personalidade mais "sombria", tem um bom coração. Scarlett foi, para mim, uma surpresa, pois dei por mim a simpatizar um pouquinho com ela neste volume mas mesmo assim, é uma mulher mesmo muito diferente de mim. Das quatro personagens que referi no primeiro volume falta-me falar de Ashley, que tem mais presença nesta parte do que na anterior mas que infelizmente, não me convenceu. Mostra-se um homem apático e não se enquadra na  nova realidade, para além disso, tal como Scarlett, só no fim é que se apercebe da verdadeira importância de Melanie.
Apesar de já conhecer o desfecho da história de Scarlett-Rhett-Melanie-Ashley, a verdade é que mesmo assim, a autora me deixou completamente agarrada ao livro, tal é a intensidade da sua narrativa e onde dei por mim a querer saber mais sobre Rhett e Scarlett quando já tinha terminado o livro.


Sei que é um livro gigantesco, que nesta edição que li em português, e que infelizmente se encontra esgotada, foi dividida em dois volumes com mais de 500 páginas cada, mas é um livro romance histórico magnifico, e que deve ser saboreado aos poucos para absorvermos todas as descrições e informações que a autora nos transmite. Um livro riquíssimo e com uma escrita fabulosa!
Não se deixem intimidar pelas mais de 1000 páginas e dêem uma oportunidade a este livro maravilhoso e que se tornou num dos meus preferidos da vida e que vou querer reler várias vezes.

6 comentários:

  1. Olá Tita
    Confesso que não tinha muita curiosidade com este livro, mas depois desta tua opinião vou mesmo querer ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Foi um livro que se tornou num dos meus favoritos da vida, por isso, se puderes, dá-lhe uma oportunidade pois é um livro magnífico!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Concordo contigo. Aquele final deixa-nos a salivar por mais. O que é que mudaria?
    É de facto um livro intemporal. Daqueles para nos acompanhar ao longo da vida. Eu li da biblioteca. Pode ser que um dia decidam editá-lo novamente e eu já os possa adquirir. Pois, também como tu, é um livro que gostaria de reler daqui a um par de anos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? Ficamos ali na expectativa que mais... e olha que eu até já conhecia o filme mas mesma assim queria mais.
      Eu comprei a minha edição o ano passado, em segunda-mão, no facebook mas já andava há uns anos atrás do livro.
      Beijinhos
      Sem dúvida que é um livro que merecia ser novamente editado!

      Eliminar
  3. Eu acredito imenso que a Scarlett voltou a Tara, a terra que a "alimenta", que lhe dá força, que assim recuperou e reconquistou o Rhett. Afinal, o que é que ela não conseguiu fazer? :)

    Livro brilhante, brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente pensamento! E realmente, concordo contigo, acho que a Scarlett era mesmo capaz disso =)
      Brilhante, mesmo!

      Eliminar