segunda-feira, 6 de março de 2017

Xerazade - A Última Noite: Manuela Gonzaga

Xerazade - a última noite
Título: Xerazade - A Última Noite
Autor: Manuela Gonzaga
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este foi daqueles livros que ouvi falar tão bem que fiquei logo com vontade de ler sem sequer ter lido a sinopse. Infelizmente julgo que tinha muitas expectativas e esperava encontrar algo diferente.
Manuela Gonzaga apresenta-nos uma narrativa muito poética, onde vai interligando aspectos contemporâneos com histórias e mitos clássicos, recuperando o estilo de narrativa de Xerazade, uma mulher que conta histórias ao sultão, para adiar a sua morte.
Não é, portanto, uma história linear, mas sim um conjunto de histórias que de algum modo se conjugam entre si e também com a história dos protagonistas. Histórias que misturam o passado e a mitologia, com o presente.
Para mim, enquanto leitora, achei esta ligação de histórias algo confusas, e não senti ligação nem às histórias, nem aos protagonistas. Senti também falta de mais desenvolvimento em relação ao nosso casal de protagonista, apesar de ter ficado com a ideia que não era esse o objectivo da autora.
Mas, os dois últimos capítulos deixaram-me um vazio no coração e senti alguma das "pontas" ligarem-se, apesar de ficar muita coisa em aberto.
O grande ponto forte do livro é, sem dúvida, a escrita belíssima, bastante poética e que tornou esta história uma experiência diferente do esperado.
Apesar de o livro não ter correspondido totalmente às minhas expectativas, vou querer relê-lo numa altura mais adequada e julgo que irei aproveitá-lo melhor.

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Este não é bem o meu género de livro, como sabes.
    Não é o meu género de livros. Mas fico contente por teres gostado.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Claro, compreendo perfeitamente.
      Não correspondeu totalmente ao que esperava mas foi agradável.
      Beijinhos

      Eliminar