terça-feira, 11 de abril de 2017

O Espião Português: Nuno Nepomuceno

O Espião Português (Freelancer, #1)

Título: O Espião Português
Autor: Nuno Nepomuceno
Editora: TopBooks
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Há muito que tinha curiosidade na trilogia Freelancer e finalmente, graças à oferta simpática do Nuno, tive oportunidade de ler o primeiro volume.
Tinha as expectativas muito elevadas por ter adorado A Célula Adormecida (link de opinião aqui) e mesmo sendo este livro um género diferente e o primeiro livro do Nuno, posso dizer-vos que foi uma leitura muito boa e que se lê num ápice.

E como opinar sobre O Espião Português sem revelar demasiado? Tarefa difícil mas vou tentar...

O nosso protagonista é André Marques-Smith, que é o jovem director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e também um espião da Cadmo, uma agência de espionagem semigovernamental.
Agradou-me imenso esta vida dupla de André. Por um lado temos o dia-a-dia normal, de um funcionário do MNE, com a sua família, os seus dilemas e inseguranças. Por outro, temos as missões ao serviço da Cadmo, sempre perigosas e com cenas capazes de nos deixar "o coração nas mãos".
Outro aspecto que me agradou foi, ao longo do livro, ter várias referências literárias, musicais e até de programas de TV. Estes detalhes fazem-me sentir que as personagens e as suas vidas são reais.
Além de uma história cheia de acção temos também vários mistérios e surpresas, quer ligados às missões, como também directamente relacionados com André, mas que não vou desvendar para não vos estragar a leitura.
Quanto a personagens, e apesar de André ser a personagem principal, houve uma muito especial que me cativou logo no primeiro momento. O Kimi! Impossível ficar indiferente, é tão fofo! =)
O livro, e apesar de ser o primeiro livro do autor, tem uma escrita fluída, com uma história com bastante ritmo, que nos faz querer virar página atrás de página. E como primeiro volume de uma trilogia, deixa-nos várias questões no ar, deixando-nos em pulgas pela continuação.

O Espião Português é um bom livro de espionagem, de um jovem autor português, com um com ritmo de acção e uma boa dose de mistério que, estou certa, vos irá proporcionar uma leitura muito prazerosa.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Acho que não gostei tanto como tu. :/ Encontrei algumas falhas no livros e coisas que não me faziam grande sentido.
    Apesar de ter ficado curiosa para ler os dois volumes seguintes, ainda não o fiz e também nem sequer tenho os livros.
    Porém, este livro dá para antever potencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Que pena que não gostaste tanto. Eu achei muito bom e ainda por cima, para primeiro livro, achei que tinha mesmo muita qualidade.
      É certo que há situações, nomeadamente nas missões, que são mais "exigentes" e difíceis de "assimilar" mas gostei muito.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Ainda bem que gostaste e fazes bem em divulgar o que é nacional é que sem duvida há talentos :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      O Nuno Nepomuceno escreve muito bem. E foi bem fácil de gostar da história.
      Sim, temos bons talentos nacionais =)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Estou a terminar "A Célula Adormecida" do Nuno e estou a adorar. O Nuno escreve mesmo bem! Fico contente por teres gostado. Já estou curiosa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Tu sabes, eu adorei A Célula Adormecida! Foi uma leitura compulsiva.
      A escrita do Nuno é muito boa!
      Entretanto também já li o segundo livro e está a ser muito bom ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar