quarta-feira, 14 de junho de 2017

Os Hóspedes: Sarah Waters

Livro lido para o projecto #junhoLGBT


Os Hóspedes
Título: Os Hóspedes
Autor: Sarah Waters
Editora: Bizâncio
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Como já tinha lido, e gostado bastante, de O Indesejado, quis muito ler mais da autora e quando vi este livro na biblioteca, decidi que estava na altura.
A história inicia-se em 1922, numa Londres ainda em período pós-guerra e onde conhecemos Frances Wray, que mora com a sua mãe, na casa de família, a Champion Hill. Os Wray eram uma família algo abastarda mas que após a morte do pai, Frances descobre que têm muitas dívidas. E na tentativa de manter as finanças organizadas, Frances e a mãe, decidem alugar os quartos do primeiro andar a um casal, os Barber, e se no início Frances sentia a sua casa "invadida", com o tempo vai sentido uma ligação a Lilian.
Uma vez mais, estamos perante uma história com um peso emocional e onde a acção acaba por se ir desenrolando lentamente, mas de modo a deixar o leitor sempre a expectativa.
É também um livro que aborda o tema do romance lésbico, numa altura em que se consideravam estes comportamentos como contra-natura. E nos dá um bom retrato da sociedade inglesa dos anos 20.
Só não senti que fosse uma leitura tão fluída pois tem um ritmo um pouco lento mas também capítulos muito grandes, alguns com cerca de 50 páginas, fazendo com que eu não avançasse tão rapidamente como gostaria. Em termos de estrutura, o livro encontra-se dividido em 3 partes, e é no final das duas primeiras partes que temos acontecimentos que vão marcar o enredo e trazer mais algum ritmo e interesse à história.
Foi uma leitura interessante, quer pela história mas também pela escrita da autora, no entanto, não me cativou tanto como O Indesejado.

8 comentários:

  1. Viva,

    Tenho mesmo que ler o indesejado e li este livro e gostei, pode não ser arrebatador mas tem qualidade :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim, este livro tem qualidade mas, lá está, tens que ler O Indesejado pois acho que também vais ficar fã ;)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Gosto imenso desta autora, mas este também é o menos preferido dela.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Este foi apenas o segundo que li da autora e apesar de não ter gostado tanto como O Indesejado, tem qualidade. E vou querer ler mais da autora.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Tenho curiosidade para ler algo da autora, e talvez seja boa ideia começar com este livro, visto que depois deve ser sempre a melhorar.
    Bejinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, acho que é um bom livro para se começar =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá, Tita,
    É engraçado ver as diferenças de opinião :D eu por acaso também adorei este. Agarrou-me de forma diferente do "Indesejado", mas adorei pela forma como me colocou a conviver com as personagens.

    beijnhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      É a diversidade literária e de preferências =D
      Sim, é um bom livro mas lá está, eu preferi o ambiente de O Indesejado, talvez por estar à espera de algo mais parecido.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar