terça-feira, 11 de julho de 2017

Mulheres Fora da Lei: Anabela Natário


Livro lido para a Dark-a-thon para o Desafio 5 - Ler um thriller/terror de um autor que ouviste falar mas nunca tiveste oportunidade de ler

Mulheres Fora da Lei

Título: Mulheres Fora da Lei
Autor: Anabela Natário
Editora: Desassossego
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro AQUI

Como não ficar curiosa com um livro sobre as maiores criminosas, dos últimos três séculos em Portugal? Sendo uma amante de História e ainda por cima dos "podres" e dos detalhes mais obscuros, é óbvio que fiquei logo cheia de vontade de ler este livro?
Este é um livro de não-ficção que relata os crimes de 23 mulheres portuguesas. Umas foram assassinas, outras apenas vigaristas e assaltantes. E foi uma leitura muito, mas muito interessante.

Cada uma das mulheres retratadas, têm um capítulo próprio, onde a autora, em poucas páginas, nos faz um resumo da sua vida e um relato do seu crime, colocando várias citações reais, que descrevem quer os crimes, ou até mesmo as culpadas. Contando-nos também, quais foram as suas penas.
A escrita é bastante fluída e a autora teve o cuidado de manter as citações, adequadas à escrita da época.
Para além disso, a autora faz também pequena contextualizações históricas da época e são várias as referências a episódios da nossa História, tal como a construção da linha de caminho-de-ferro do Rossio, ou ainda aos Armazéns Grandella.
E posso-vos ainda dizer que, qual não foi a minha surpresa (boa), de uma das mulheres referidas neste livro, ser a autora do crime que inspirou Camilo Castelo Branco, a escrever o conto Maria não me mates que sou tua mãe!
São relatos crus e factuais e alguns deles, nomeadamente os referentes a assassínio, podem impressionar pela frieza destas mulheres. Cada relato é um caso, mas posso-vos dizer que um dos casos que mais me impressionou, foi o de uma mulher que assassinou 34 bebés.
Este livro que daria uma excelente série de tv, onde cada episódio seria sobre uma destas 23 criminosas.

Um livro de não-ficção que recomendo a todos os amantes das "partes mais negras" da nossa História. Muito bom!


Para ficarem ainda mais curiosos sobre este livro, vejam a entrevista à autora no programa da SIC, Juntos à Tarde, AQUI.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário