segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O Regresso da Primavera: Sveva Casati Modignani


O Regresso da Primavera
Título: O Regresso da Primavera
Autor: Sveva Casati Modignani
Editora: Porto Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Sveva Casati Modignani é uma autora bastante conhecida de quem eu apenas tinha lido um único livro, já há uns 15/17 anos, numa altura em que li vários géneros, entre os quais alguns romances, para tentar perceber o que mais gostava de ler. Mas a verdade, é que não recordo nada da história do livro. No entanto, a minha mãe é fã da autora e já por várias vezes me "desafiou" a ler os seus livros mas fui sempre adiando. Também a Silvana do blogue Por Detrás das Palavras já tentou convencer-me mas, mais uma vez, fui colocando outras leituras à frente.
Mas eis que surgiu, com este novo livro, finalmente, a possibilidade de voltar a ler um livro de Sveva Casati Modignani, afinal de contas a protagonista trabalha numa editora. Editora à Livros e pronto, foi motivo suficiente para me deixar curiosa com este lançamento.

Os nossos protagonistas são Lorenzo, um homem da classe alta mas professor de Geografia Económia numa escola profissional com adolescentes mais problemáticos, e Fiamma, directora editorial numa pequena editora e são o nosso par romântico.
A narrativa está dividida em várias partes, com uma estrutura que me surpreendeu pois a autora vai-nos dando a conhecer a vida actual de Lorenzo de Fiamma, intercalando com os seus passados, individualmente e depois o início da sua relação. Como posso tentar explicar melhor? Iniciamos na actualidade e onde conhecemos a vida de Lorenzo e Fiamma; depois passamos para o passado de Fiamma; actualidade; passado de Lorenzo; actualidade; início da relação de Lorenzo e Fiamma e voltamos à actualidade.
A escrita é simples e acessível, tornando a leitura muito fluída. Aos poucos, vamos então conhecendo o nosso par, o seu dia-a-dia, os seus problemas mas percebemos um pouco melhor a sociedade italiana e os seus problemas. Gostei particularmente das partes mais ligadas à educação, e a vocação (ou não) de se influenciar jovens.

No entanto, a história não me cativou tanto como gostaria. E não, não tem nada a ver com o facto de ser um romance romântico pois até gostei de conhecer a história de amor (e dos amores) de Fiamma e Lorenzo, uma história mais madura, apesar de ter achado o final um bocadinho estranho mas em linha com a independência das personagens.
Mas senti falta de mais detalhe sobre o mundo editorial e dos livros, pois foi este ponto que tinha chamado a minha atenção. Acabamos por termos apenas uma visão muito superficial e eu, que adoro livros sobre livros, queria mais.

Apesar de tudo, foi uma leitura agradável e ficou a vontade de ler mais de Sveva Casati Modignani. Talvez esteja na altura de começar a dar uma oportunidade aos 13 livros, da autora, que estão na estante da minha mãe.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    Da autora só li um livro, Um Dia Naquele Inverno, e apesar de se ler bem, não me encheu as medidas. Não sei se voltarei a ler mais alguma coisa. Talvez se gostares de algum da tua mãe ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu quero ler mais um ou outro antes de desistir pois achei que se lia muito bem. Talvez naquelas alturas em que me apetecer algo mais "leve". Tenho 13 livros, da minha mãe, para experimentar eheheh
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Já há muito tempo li um livro da Sveva e gostei, mas não adorei! Não é assim tão interessante para mim. Venham outros melhores ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu vou tentar ler mais um ou outro livro, quando me apetecer leituras mais leves, para perceber melhor se gostei ou não.
      Todos temos os nossos gostos ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar