sexta-feira, 30 de junho de 2017

A Fúria das Vinhas: Francisco Moita Flores


A Fúria das Vinhas
Título: A Fúria das Vinhas
Autor: Francisco Moita Flores
Editora: Casa das Letras
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Livro lido para #bingoleiturasaosol Categoria Autor Lusofono

Lembro-me de, há uns anos, ter visto a série A Ferreirinha e sabendo que o autor tinha resolvido transportar algumas das personagens para este livro, a curiosidade era muita.
Temos como personagens principais Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha, e Vespúcio Ortigão, um advogado com "faro" de detective e cujo pano da acção é, como não podia deixar de ser, os socalcos no Douro.
Já sabia que D. Antónia era uma mulher cheia de garra e com fortes sentimentos de justiça e solidariedade. Uma mulher que nunca baixou os braços e que sempre lutou pelas vinhas, nomeadamente contra a praga da filoxera.
Paralelamente temos Vespúcio, um homem que graças à bondade de D. Antónia, estudou e tornou-se advogado mas com uma forte "inclinação" para investigar crimes. E na região, aparecem mortas, algumas jovens e que tudo leva a crer que terão sido os lobos mas, Vespúcio julga que está perante um "serial killer" e vai fazendo os possíveis (e os impossíveis) para tentar desvendar o culpado/a.
Gostei muito de ficar a conhecer um pouco melhor D. Antónia (pois a série já deu há tantos anos que já não me lembro de quase nada) e do modo como Moita Flores introduziu o crime neste seu livro. 
Quanto à escrita, achei-a acessível e cuidada nas explicações que eram dadas ao leitor, sem se tornar maçudo. Foi também interessante perceber os avanços da medicina e as diferenças entre os grandes centros e os meios rurais; como também o forte papel da bruxaria. 
No entanto, esperava um pouco mais da história. Gostava que ter acompanhando muito mais da vida desta grande mulher, e não os seus últimos anos; e senti também que a parte final relacionada com o crime, foi um pouco apressada demais.



4 comentários:

  1. Olá Tita
    Ainda bem que teve os seus pontos positivos :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, a história é interessante e fiquei com vontade de ler mais de Moita Flores ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Li este livro há alguns anos e gostei bastante. Li-o numa altura muito diferente da actual. Como falámos isso influencia tudo!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Claro, percebo-te perfeitamente.
      Há livros que nos marcam em alturas próprias da vida =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar