quarta-feira, 21 de junho de 2017

O Prodígio: Emma Donoghue

O Prodígio
Título: O Prodígio
Autor: Emma Donoghue
Editora: Porto Editora
Classificação: 4,5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este foi daqueles livros que chamou a minha atenção pela capa lindíssima e a sinopse serviu para aguçar ainda mais a minha curiosidade. E foi uma excelente leitura e ainda por cima, acompanhada a par e passo, pela Dora do Books & Movies (link para a opinião da Dora aqui)

Na Irlanda, no meado do século XIX, Anna, uma jovem de 11 anos, está a 4 meses sem comer mas que sobrevive sem sinais de debilitação física, e é por isso, considerada pelos populares, como a criança milagre. É formado um comité para avaliar se Anna está de algum modo a comer as escondidas ou se é, efectivamente, um milagre. E é nestas condições, que Lib, uma jovem enfermeira inglesa é contratada, a par com uma freira, para durante 2 semanas vigiarem permanentemente Anna.

Começo por referir a estrutura do livro, que se encontra dividido em cinco partes/capítulos, o que poderá dificultar um pouco um avanço voraz na leitura. Também o ritmo lento e descritivo da narrativa poderão ser também um factor que prejudique alguns leitores. Mas, para mim, foi uma grande leitura. Fiquei de tal modo colada à história de Anna e Lib, tão absorvida pelo ambiente que me foi muito mas muito difícil pousar o livro.
Digo-vos mais, mesmo com capítulos longos e um ritmo lento, li (ou será melhor dizer, devorei) o livro em menos de 24 horas.

Adorei o ambiente tenso e misterioso, quase que fantasmagórico do livro. Adorei o período retratado, meados do século XIX, numa Irlanda a tentar recuperar do grave e longo período Da Grande Fome, com a população a precisar de acreditar em algo bom e positivo.
Achei que a autora fez uma boa contextualização histórica e religiosa da Irlanda, e nos conseguiu transmitir alguns factos históricos, de forma bastante harmoniosa e nada maçuda, na acção.

Outro ponto que me agradou foi o foco na questão religiosa. De um lado temos o povo irlandês, muito católico; e do outro, temos Lib, uma céptica, inglesa e protestante, não praticante. E muitos são os diálogos presentes no livro, onde é abordado o tema da religião, e apesar de me causar estranheza tanto fervor religioso, achei-os muito interessantes e onde se nota claramente o fanatismo religioso de algumas pessoas.
Tenho também de referir as questões médicas. Neste período, a profissão de enfermeira, através de Florence Nightingale, ainda está a dar os primeiros passos e Lib sente na pele os preconceitos, quer por ser mulher, enfermeira e, ainda para complicar, protestante e sem fé. A autora teve o cuidado de retratar na perfeição todo esse preconceito e sexismo.
E não posso também deixar de referir um aspecto, que confere à história ainda mais realismo e um ambiente mais macabro. As fotografias que eram tiradas aos mortos, retratando-os como vivos. Por acaso, tinha conhecimento deste hábito mórbido mas foi muito interessante ver este facto referido num livro de ficção.

O único aspecto que não funcionou tão bem comigo para ser um "livro à minha medida", foram as personagens. Não estou com isto a dizer que não gostei das personagens. Gostei. E acho que estão muito bem construídas e reais, principalmente Lib. Mas não consegui sentir ligação com as personagens, não senti as suas dúvidas e questões como minhas.

Por todos estes motivos, fiquei agarrada à história logo desde o início e a longo de todo o livro, fui tecendo as minhas suspeitas e teorias sobre o porquê da atitude de Anna, já que todo o ambiente misterioso e tenso, é bem propício a deixarmos a nossa mente vaguear por teorias.
E mesmo tendo várias teorias (minhas), posso-vos garantir que fui completamente surpreendida.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Vi-o no alfarrabista e ainda estive para o comprar. Agora que li a tua opinião não sei se não volto lá para o ir buscar :P Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Daquilo que conheço dos teus gostos acho que és capaz de gostar bastante deste livro ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Não foi um livro que me chamasse à atenção logo à primeira, mas agora vou concerteza querer ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que vale muito a pena ser lido! Adorei o ambiente pesado e sombrio!
      Se o leres, depois vou querer saber a tua opinião ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Bem...não há mais nada a dizer...quero ler este livro!!! :9
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Já sabes, então, qual será o próximo ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar